Video, Hixpania Hard Enduro Full Recap | WESS 2019

Aproveitando seu ímpeto vitorioso de Erzbergrodeo, Graham Jarvis novamente entregou as mercadorias em 2019, garantindo o degrau mais alto do pódio na Espanha. Com pontos atribuídos a cada um dos três dias de competição, o piloto da Husqvarna reagiu de um início lento na sexta-feira, ficando em segundo lugar no sábado e domingo, garantindo a vitória geral.
Ganhando os primeiros dois dias de competição, mas terminando domingo em quinto, o favorito em casa, Alfredo Gomez, teve que se contentar com o vice-campeonato. Derrubando Jarvis pela vitória no Lost Roads Hard Enduro, de domingo, Mario Roman ficou em terceiro lugar no geral.
“O que é um evento, eu estou realmente feliz em acabar com isso como o vencedor”, disse Jarvis. “Foi uma corrida difícil hoje. Eu ainda estava cansado de ontem – foi rápido, mas ainda havia alguns bits técnicos. Eu acho que todo mundo estava realmente sentindo isso e eu sei que estava no limite hoje.
“É louco pensar que estou liderando o WESS agora. Ainda não vou ficar muito empolgado, e meu plano é fazer com que cada corrida chegue. Red Bull Romaniacs vai ser a mudança do jogo. Espero que eu possa pelo menos terminar este ano e manter essa liderança. ”
Começando a sua volta em casa do WESS em grande estilo, Gomez foi incrivelmente rápido no prólogo do estilo Super Enduro de sexta-feira na praça da cidade de Aguilar de Campoo. Fugindo de Billy Bolt e Jonny Walker, ele levou a vitória.
Diante de um circuito de 50 quilômetros de extensão ao redor do lago, a ser montado três vezes, o sábado era fisicamente exigente para todos. Gomez mostrou mais uma vez a sua determinação em vencer e saiu em vantagem para Jarvis e Bolt, com Roman em quarto.
Com o resultado do Hixpania Hard Enduro chegando ao Hard Enduro de duas horas e 30 minutos no domingo, Gomez tinha uma vantagem de seis pontos sobre Jarvis e Bolt, mas precisava de quarto ou melhor, caso Jarvis levasse a luta até ele.
Com os pilotos correndo a pé para alcançar suas máquinas em uma caverna, foi Roman e Taddy Blazusiak quem liderou as duas primeiras voltas. Jarvis então encontrou seu ritmo e se juntou a Roman na batalha pela liderança, enquanto Blazusiak – atravessando a barreira da dor de um dedo quebrado – retornou a um quinto.
O duo foi praticamente pescoço-e-pescoço para a duração. Roman manteve a liderança nas subidas finais, mas um erro permitiu que Jarvis passasse. Implacável, ele investiu de volta na liderança e limpou a última subida para levar a vitória e com ela em terceiro lugar no geral no evento.
“É incrível ter a vitória na corrida final”, disse Roman. “Eu tive um tempo muito difícil ontem no cross-country, batendo seis vezes e dobrando meu guidão. Hoje, eu não estava pensando muito em pontos, só queria ganhar.
“Na metade do caminho eu estava pensando que não é possível continuar por mais 90 minutos, mas continuei e fizemos isso. Eu não sei quantos fãs saíram para assistir a corrida e torcer para os pilotos, mas ouvi-los gritando meu nome tornou possível continuar. ”
Para Gomez, as esperanças de uma vitória em casa foram embora, apesar de terem vencido os dois primeiros dias. Incapaz de encontrar seu ritmo no domingo, ele não teve a energia necessária para avançar nos estágios finais da corrida para manter a liderança nos pontos e caiu para a segunda colocação.
Atrás dos três primeiros, Bolt terminou o seu final de semana em quarto lugar, com Manuel Lettenbichler completando os cinco primeiros.
A World Enduro Super Series continua com a quinta rodada na Red Bull Romaniacs de 30 de julho a 3 de agosto.