Uma trilha SUSTENTAVEL… Na Espanha

Na Espanha… estão desenvolvendo um ambicioso projeto cujo objetivo final é conseguir a regulamentação do acesso de motocicletas ao ambiente natural já está tomando forma. Segunda-feira, Manuel Casado, presidente da RFME ( federacao espanhola), juntamente com o seu homólogo da Federação Madrid, Manuel Rodriguez, reuniu-se no Ministério do Ambiente da Comunidade de Madrid, com Pablo Colina, o vice-ministro do Meio Ambiente da CM, Felipe Ruza, Diretor Geral de Recursos Naturais Sustentáveis, e com José Luís Sanz Vicente, Diretor Geral de Agricultura, Pecuária e Alimentos.

Durante o dia de trabalho, foi proposto regulamentar o acesso a estradas e trilhas de áreas desprotegidas para que os pilotos possam trafegar através delas. Isso seria feito de maneira reduzida, escalonada e legal para evitar superlotação e conflitos com outros usuários. “Temos que dizer a eles que queremos estar lá, que podemos ser um coletivo mais respeitável com algumas regras”, disse Manuel Casado. “Nós respeitamos as pessoas que estão no campo como nós, mas elas também têm que nos respeitar. Para isso, temos que ir dentro da lei. Temos que definir alguns padrões “.

O objetivo é a médio prazo, assim como a possível criação de áreas específicas para a prática de motociclismo por um período de aproximadamente cinco anos. Projetos foram bem recebidos pelos líderes do Meio Ambiente de uma forma muito positiva, uma vez que tem insistido que esta atividade vai reativar a economia nas áreas mais pobres e escassamente povoadas.

Além disso, em nome do FMM, foi solicitada a obtenção de autorizações para as competições processadas pela Federação Madrilena, que freqüentemente apresentam obstáculos administrativos. “É importante agir com a administração para que possamos definir um quadro legal que permite que nossas motocicletas, os nossos atletas e os nossos usuários para percorrer o campo e definir o recorde reta”, disse o presidente da RFME.

Nota do MOTORAID, poderiamos fazer algo parecido por aqui…