Triumph ex-Steve McQueen bate recordes

O enorme leilão de motocicletas da Bonhams em Las Vegas de que falámos aqui há umas semanas teve lugar há uns dias, mais precisamente na quinta-feira, 24 de janeiro, com 128 motos de várias proveniências a serem leiloadas.

Entre uma multidão de máquinas famosas e raras, esta Triumph Speed Twin ex-Steve McQueen monopolizou as atenções, acanhando por atingir quase o dobro da estimativa original. Trata-se de uma Speed ​​Twin 5T de 1938, com motor de 500cc, que incidentalmente foi a moto que deu o nome ao atual modelo Triumph Speed ​​Twin 2019, e que foi vendida por mais de 152.000 euros …. Quando a estimativa dos leiloeiros era que atingisse cerca de 75.000 devido a ter pertencido a quem pertenceu.

Steve McQueen sempre foi conhecido como um fan da marca, mas já há muito poucas Triumphs à venda que a estrela de cinema tenha garantidamente montado. Este modelo, em particular, mudou de mãos algumas vezes desde que foi vendido no leilão imobiliário original da herança de McQueen em 1984.

Apesar da sua idade, está em excelente condição porque McQueen fez o seu amigo piloto, mecânico e stuntman do filme “A Grande Evasão” Bud Ekins realizar uma restauração completa da moto em meados da década de 1970.

Na verdade, o decalque de Ekin ainda permanece na moto hoje. Acredita-se até que o lendário decorador Von Dutch fez o filete dourado no depósito na moto, mas infelizmente não há provas documentadas para o provar.

Outras peças com saída foram a pequena Ducati Supermono, famosa pelo seu estilo radical, que inspirou a posterior 916, uma maravilha técnica com o chassis projetado pelo atual CEO da Ducati, Claudio Domenicali. Apenas 65 destas monocilíndricas vencedoras no TT da Ilha de Man foram feitas, o que explica, de certa forma, o motivo pelo qual esta foi vendida por mais de 100.000 Euros – o dobro do valor pelo qual uma Desmosedici vendeu anteriormente no leilão.

No entanto, para quem não gosta de perder uma pechincha, talvez seja melhor parar de ler agora.

Para começar, houve duas lindas Ducati Mike Hailwood réplicas dos anos 80 que foram vendidas por apenas 12.000 e 10.000 Euros, enquanto uma Harley-Davidson 16F de 1916 completamente original e não restaurada mudou de mãos por apenas 25.000€ – um terço da estimativa para o modelo.

A maior surpresa, um verdadeiro maná para os sortudos presentes na altura, foi uma enorme coleção de Scramblers de deserto, incluindo uma Rickman Metisse de 650cc, que custou apenas 3.000 Euros, e uma TT Special de 1967 por apenas 6.000€, esta última uma moto que normalmente chegaria a mais de 18.000 Euros. Ah, se pudéssemos voltar atrás!