Testado a Gama 2020 Redfoto Honda crf rx enduro

A gama de modelos CRF RX Enduro 2020 da RedMoto Honda foi montada e classificada – quatro modelos da equipe italiana de corridas EnduroGP oficial da Honda e especialistas em motocicletas Enduro.

Para dizer que a gama de quatro motos RX Enduro da RedMoto Honda é apenas duas Hondas, mais duas com pistões de tamanhos diferentes e algumas luzes estão apenas arranhando a superfície da realidade. A Honda chama o modelo RX de cross-country como a ‘melhor arma off-road’, mas para muitos motociclistas essa bicicleta ‘de curso fechado’ não marca todas as caixas de enduro.

Testado: a gama 2020 RedFoto Honda CRF RX Enduro

É aí que a RedMoto entra e toma as CRF RX 250 e 450 básicas, ‘torna-as mais enduro’ e adapta duas versões exclusivas de 300 e 400cc para uma boa medida.

A filosofia da RedMoto é transformar sua considerável experiência – de corridas nos Campeonatos Mundiais da Itália e do Enduro a motocross e testes internacionais – para não apenas homologar os modelos CRF RX da Honda, mas adaptá-los para se adequar ao esporte do enduro.

O CRF 250/300/400 e o 450 RX são um quad impressionante e intrigante de quatro tacadas, mas qual é a capacidade de pilotagem? Fomos ao parque Metzeler Off Road, perto de Arco, norte da Itália, para descobrir…

 
Modelos RedMotoEnduro 2020 560

O modelo do RedMoto RX Enduro muda em poucas palavras:

  • Tanque menor, 7.3 litros (padrão de 8,5 litros nas Honda 250 e 450 RX)
  • Os modelos 300 e 400 apresentam pistão, cilindro e juntas Athena de design de caixa de ponte
  • Coletor de escape de diâmetro maior (no ponto de divisão do silencioso)
  • ECU re-trabalhada para se adequar ao enduro (os modelos RX vêm com ECU de motocross)
  • Suporte lateral
  • Roda traseira de 18 polegadas
  • Mangueira de freio dianteiro mais longa
  • Filtro de ar maior
  • Radiadores maiores
  • Luzes e fiação
  • Pára-choque traseiro ergonômico, incluindo gancho para matrícula
  • Protetores de mão
 
 RedMoto Honda CRF300RX DM2 6123 560

RedMoto CRF 300 RX Enduro

É um clichê para escrevê-lo, mas ‘qual deles você compraria se fosse o seu dinheiro?’ é uma boa pergunta, mas eu tenho que dizer o CRF 300 RX da RedMoto. Essa mistura perfeita de poder e peso – estou lançando outro clichê aqui, mas é verdade, este marca a maioria das caixas e é um bom lugar para começar.

Construído para atender às necessidades dos clientes, o CRF 300 RX é tão fácil de andar de bicicleta quanto o 250 RX, mas com maior potência e, portanto, mais útil – 295cc em vez de 249cc. É uma mudança crucial, mas nada como toda a história por trás do que a torna uma moto melhor: tempo de ignição e mapas de combustível revisados, diferentes perfis de cames e tempo de válvula de escape, câmara de combustão diferente, câmara de combustão maior, entrada de ar maior, filtro de ar 10% maior, escape diferente – mais ainda se você adicionar o sistema opcional de titânio Termignoni à mistura.

 
RedMoto CRF300RX 4750 560
 

A última geração de modelos off-road da Honda possui sensores de posição da marcha, o que permite à RedMoto ajustar a curva de ignição especificamente para cada marcha – para o desenvolvimento dos quatro modelos RX. Combinado com alguns ajustes inteligentes das relações de segunda e terceira marcha (a relação de segundos agora é 16/28 para uma relação de 1,75 em comparação com 15/27 anterior, igual a 1,8), uma “reescrita completa” dos mapas de potência na ECU, mais 100 rpm extras, você pode facilmente sentir a diferença na pista e perceber para onde passou todo o tempo de desenvolvimento do RedMoto.

Essa modificação de engrenagem é crucial. Ele permite que você mantenha uma marcha por mais tempo e, se estiver gastando a maior parte do tempo em segunda e terceira marcha, o que muitos fazem, a atenção ao fornecimento de energia e a sensação do acelerador são significativas.

O chassi de última geração da Honda é um pedaço decente dos modelos mais antigos: mais leve, mais fácil de se movimentar e mais flexível, o que naturalmente funciona melhor para o enduro. Isso é amplificado no chassi 250 para ter tudo isso, mas com um pouco de torque extra e a extremidade superior com o motor de 295cc me agradou muito bem. Se o RedMoto CRF 250 RX recebe um polegar para cima, o CRF 300 RX recebe um polegar para cima de nós.

 
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Honda CRF 400 RX Enduro

Pela mudança aparentemente simples de cilindro, pistão e junta para levar o motor 450 CRF ao deslocamento de 413cc, o CRF 400 RX Enduro é uma espécie de golpe de mestre da RedMoto.

Esse poder feroz de 450 demais para você ou o tipo de evento que você realiza? Talvez com uma compressão um pouco menor, dispensando uma entrega de energia um pouco mais suave a todas as rpm, seja a resposta. Com certeza parece que estou a bordo para a minha primeira viagem.

Uma característica de todos os modelos de enduro de grande capacidade de diferentes fabricantes europeus é o quão dóceis eles podem ser com a aceleração parcial, em marchas mais baixas e em coisas apertadas. Parte do acordo com o CRF 400 RX da RedMoto é tornar os 450 gerenciáveis ​​e mais parecidos com os outros concorrentes no mercado. Eles fizeram exatamente isso.

 
RedMoto Honda CRF400RX 4737Static 560
 

Como todas as motos da linha RedMoto, as 400 passam por uma transformação ao longo de suas linhas de montagem de fábrica para adquirir todas as alterações de homologação e desenvolvimento para torná-la uma moto de enduro de boa-fé. Os ‘extras’ dos 400, embora esses detalhes por trás da superfície sejam simples: um pistão Athena de 92 mm de diâmetro (96 mm é padrão), cilindro e gaxeta correspondentes, além de uma menor taxa de compressão (13: 1 em comparação com 13,5: 1 no 450) para torne a potência “mais suave” em todas as rotações do motor.

Como o modelo 300, a atenção ao desenvolvimento da RedMoto está focada em fazer com que essa potência funcione para o motociclista de maneira significativa com o tempo de ignição e mapas de combustível revisados, diferentes perfis de came e tempo da válvula de escape, câmara de combustão diferente, câmara de combustão diferente, maior entrada de ar, 10% maior de ar filtro e curvas de ignição ajustadas especificamente para cada marcha.

Outro detalhe nas duas motos de maior capacidade são os coletores de escape de diâmetros diferentes, onde se dividem em direção aos dois silenciosos: 35 mm à direita e 42 mm à esquerda.

 
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Grandes impressões de bicicleta

Imediatamente, o CRF 400 RX é impressionante, robusto e preciso na pista. Muitas vezes a tentação é pensar que você precisa de mais potência, mas muitos pilotos melhores do que eu provaram que é uma carga de porco velho no enduro. O que combina com você, combina com você e não importa a capacidade da bicicleta, os ciclistas rápidos ainda são rápidos.

A questão é o que o torna mais rápido e acho que os 400 são um pedaço de mim. Ao oferecer as habilidades dos 450 maiores (mesmo chassi, estabilidade e mesma inércia do motor), mas com 413cc, o desempenho se aproxima e me permite pelo menos me sentir no comando de uma bicicleta rápida nos rígidos testes de enduro Arco.

O que ele fez de melhor foi agarrar e disparar nas curvas como nenhuma outra moto da linha de modelos da RedMoto. Mesmo sem brincar com o controle de tração ou as opções do mapa do motor, ele estava saindo das curvas apertadas – me pegando de surpresa e eu admito que o derrubei uma vez como resultado.

 
Redmoto MGL0038 Honda CRF RX Teste 560
 

Além das configurações revisadas do chassi e da suspensão da Honda, que contribuem para aumentar a confiança na pilotagem, a reformulação dos mapas de potência pela RedMoto parece uma presença enganosa, ajudando você a colocar a força no chão.

Outra grande ênfase para os modelos 400 e 450 em 2020 são as novas configurações de controle de injeção e lançamento. Facilmente ajustáveis ​​no guidão Renthal, as três opções de potência de modo e o controle de lançamento permitem que você jogue com força – os dois modelos maiores também têm as três opções de controle de tração (torque) da Honda. Na neve da manhã, neste teste, foi fácil encontrar motivos para brincar com as configurações!

Honestamente falando em qualquer bicicleta, eu uso os modos de tração e potência padrão na maioria das vezes. Realmente, havia pouco benefício nesse frio, porque todo o uso do acelerador era moderado pelo clima, mas com certeza, em condições de lama superficial ou níveis diferentes de confiança do piloto, essas opções são um bônus. Meu único outro arrependimento com os 400 e 450 é que não tivemos a chance de explorar o poder e testar as engrenagens mais altas nessa pista apertada. Isso terá que esperar por outro teste.

 
 RedMoto 450 RX MG 0371 560
 

Toda essa velocidade de saída naturalmente o torna mais rápido nas retas e o faz chegar mais rapidamente à próxima esquina. Eu passei pela faixa RedMoto pela manhã, portanto, a cada sessão de teste na pista, havia mais poder e peso para lidar.

O 400 foi o maior salto de todos, e talvez porque eu tenha ficado tão empolgado ou talvez por estar emocionante e dirigindo tão bem, essa foi a moto em que eu me cansei mais rápido também – portanto, o 300 acabou sendo a resposta para o ‘ o que você compraria? questão.

Nesta pista de teste apertada, sinuosa e em locais bastante pedregosos, a combinação das molas da embreagem mais fortes e duráveis ​​da RedMoto mais a primeira marcha alta nas duas motos maiores pareceu um pouco demais. Se fosse eu, eu estaria olhando para uma proporção final diferente da das ações 13/50 para tornar a primeira marcha menos como um golpe de embreagem nas coisas mais lentas.

 
RedMoto 400 RX M1 5936 560
 

Os quatro modelos RedMoto RX Enduro já estão prontos, bem desenvolvidos, prontos para usar as motos de enduro? 100%. A RedMoto se esforçou e transformou as motos padrão da Honda em quatro modelos distintos, todos com um objetivo único. Sem dúvida, essas motos têm a qualidade de construção que você espera de uma Honda. Adicione o modelo XR 450 e você terá quatro tempos para qualquer clima.

(Mais sobre esse XR em outro post em breve).

Modelos RX versão especial

Deseja adicionar peças de energia ao seu RedMoto RX? Eles cobriram isso com os modelos Special Enduro, quatro modelos Enduro disponíveis em configuração atualizada, equipados com uma série de peças especiais exclusivas:

  • Alavanca de embreagem hidráulica Magura e cilindro mestre
  • Grampos triplos X-trig
  • Termignoni escape
  • Guidão Renthal
  • Jantes do Excel
  • Protetor de cárter
  • Mangueiras de refrigeração
  • Extratores de eixo
  • Roda dentada traseira em aço

Na prática, com apenas € 1300,00 mais IVA (€ 1200,00 em 300) em comparação com o preço de varejo do modelo de estoque, o cliente final pode comprar uma motocicleta equipada com um kit que vale mais de € 3200,00.

Além disso, RedMoto a embreagem Rekluse Core Manual, completa com cesto de embreagem (€ 750,00 incluindo IVA) ou a embreagem Rekluse Radius CX Automatic completa com cesto de embreagem (€ 950,00), ambos como extras opcionais. Para 2020, a cesta de embreagem Rekluse também está incluída no preço indicado, para melhorar ainda mais o desempenho e a durabilidade da unidade de embreagem.

O sistema de escape Termignoni opcional, com uma nova configuração em comparação com o modelo de 2019, aumenta o torque e eleva a curva de potência por um preço de € 1075,00 incluindo IVA (economizando no preço de prateleira).

 
 RedMoto Honda 2020 Enduro CRF 450 400 RX 560
 

Especificações técnicas

RedMoto Honda CRF 250/300 RX Enduro:

Motor: 249.4cc / 295.5cc de refrigeração líquida, 4v, DOHC, quatro tempos

Diâmetro e curso: 79 x 50,9 mm / 86 x 50,9 mm

Taxa de compressão: 13,9: 1

Capacidade de combustível: 7.3litre

Capacidade de óleo: 1250cc

Ignição: PGM-Fi eletrônico, três mapas selecionáveis ​​e controle de tração através dos botões do guidão

Caixa de velocidades: transmissão final em cadeia de cinco velocidades

Suspensão: garfos Showa de 49 mm USD, monoshock Showa – totalmente ajustável

Freios: freios a disco 240mm (r) 260mm (f)

Rodas / pneus: Metzeler Six Days Extreme, 90 / 90-21 (f) 140 / 80-18 (r)

Peso: 111kg

Altura do assento: 957mm

Distância entre eixos: 1486mm

RedMoto Honda CRF 400/450 RX Enduro:

Motor: 249.4cc / 295.5cc de refrigeração líquida, 4v, DOHC, quatro tempos

Diâmetro e curso: 79 x 50,9 mm / 86 x 50,9 mm

Taxa de compressão: 13,9: 1

Capacidade de combustível: 7.3litre

Capacidade de óleo: 1250cc

Ignição: PGM-Fi eletrônico, três mapas selecionáveis ​​e controle de tração através dos botões do guidão

Caixa de velocidades: transmissão final de cinco velocidades, corrente, relação 13-50

Suspensão: garfos Showa de 49 mm USD, monoshock Showa – totalmente ajustável

Freios: disco de 260mm (f), pinça de pistão duplo / disco de 240mm (r), pinça de pistão único

Rodas / pneus: Metzeler Six Days Extreme, 90 / 90-21 (f) 140 / 80-18 (r)

Peso: 111kg

Altura do assento: 957mm

Distância entre eixos: 1486mm

 

Preços RedMoto Honda 2020 (impostos incluídos):

Honda CRF250RX Enduro € 10.290

Honda CRF3000RX Enduro € 10.790

Honda CRF400RX Enduro € 11.090

Honda CRF450RX Enduro € 11.090

Versões especiais:

Honda CRF250RX Enduro € 11.590

Honda CRF300RX Enduro € 11.990

Honda CRF4000RX Enduro € 12.390

Honda CRF450RX Enduro € 12.390

Honda CRF450XR Enduro € 10.090

Quem são o RedMoto?

A RedMoto é a única distribuidora de motocicletas off-road da Honda na Itália que leva as motos de motocross, enduro e trial da Honda Itália para 108 revendedores especializados em off road, fora da rede de revendedores de bicicletas de rua, em todo o país.

O quadro mais amplo é o acordo com a Honda Europe para converter os modelos de enduro em motos homologadas e de corrida para distribuir por uma rede na Europa.

Uma coisa que a RedMoto reconhece é que seu trabalho é mais difícil a cada ano, porque o esporte de enduro na Europa está se desenvolvendo e, em muitos casos, ficando mais extremo nos eventos. “Com certeza estamos vendendo motocicletas Honda, que é uma marca de alta qualidade, mas com certeza os concorrentes são cada vez mais competitivos e pelos diferentes aspectos do esporte de enduro.” Diz Michele Berrera.

O papel da equipe de corrida RedMoto é desenvolver as motos durante a temporada para o próximo modelo. Portanto, esse é realmente um sistema e uma instalação profissional que você pode dizer genuinamente como comprovado. Pilotos de três equipes de corrida de nível mundial estão contribuindo, incluindo Alex Salvini, Thomas Oldrati e, para 2020, Danny McCanney testando e testando as peças para os modelos do próximo ano.