Rally Dakar 2020:: Price puxa o pino no estagio 5 Brabec lidera

O quinto dia do Rally Dakar de 2020 apresentou uma mudança de cenário para os concorrentes, que viajaram para o leste de Al-‘Ula para Ha’il. Apesar de ter sido 100 quilômetros mais curto que no dia anterior, o especial cronometrado de 353 quilômetros de hoje foi difícil para os pilotos. Tudo começou com trilhas rápidas e pedregosas semelhantes às do dia anterior, antes de se abrir em dunas extensas para uma mudança de terreno de montaria, o que significava muito em pé nas estacas.

A história do dia tem que ser o ying e o yang do esporte de motocicleta. Em um extremo da escala, a KTM conquistou a vitória no palco com Toby Price, enquanto seu companheiro de equipe e companheiro de equipe, Sam Sunderland, perde o evento.

 
Desert Stage 5 Rally Dakar 560
 

Após seu sexto lugar na quarta-feira, Toby Price fez bom uso de sua posição inicial e ganhou tempo. O australiano deu o pontapé de saída e assumiu a liderança no quilômetro 152. A partir daí, o atual campeão do Dakar manteve um ritmo forte para chegar em casa mais de um minuto à frente de Quintanilla.

O preço geral subiu para o segundo lugar, a nove minutos do líder, Ricky Brabec, da Honda.

“Foi um bom dia para mim hoje”, diz Price, “vimos uma grande mudança no cenário com a última metade do palco nas dunas. 

“Abaixei a cabeça no início e fiz alguns bons progressos, apesar de hoje ter sido um pouco complicado. Eu dediquei mais tempo aos líderes, o que é bom e espero que tenhamos outro dia forte na areia amanhã. 

“Quero desejar tudo de bom a Sam depois de sua queda hoje também – espero que ele volte à bicicleta em breve.”

 
toby.price Dakar 2020 estágio 5 560
 

O líder geral do rally, Ricky Brabec, continua no controle e, apesar de ter concedido três minutos a Toby Price hoje, a liderança geral de nove minutos na classificação geral mostra que o americano tem o controle, mas ele não estava cheio de confiança no último estágio antes do descanso dia:

“Não sei nada sobre areia.” Disse Brabec no final. “O palco incluiu muito HP e muito estilo de dunas de areia. Não necessariamente dunas, mas areia. 

“Eu conversei com o grupo e nós meio que andamos juntos a maior parte do dia, foi muito divertido. Toby teve um pequeno retorno lá atrás, mas ele está bem e estamos no final. O grupo estava junto, eu diria a maior parte do dia, após o reabastecimento. A corrida está muito próxima. 

“Toby fez alguns minutos comigo, eu peguei Kevin hoje … eu não sei – amanhã pode ser complicado. Teremos que ver o que acontece. 

 
Brabec Honda Dakar 2020 1200
 

O truque, ao que parece, não é vencer as etapas imediatamente, mas manter o pó pelo menos um pouco seco e não começar entre os primeiros pilotos no palco. Brabec está gerenciando bem esse jogo até agora neste Dakar, mas é um problema que seus companheiros de equipe da Honda, Kevin Benavides e Jose Ignacio, sofreram com seus P1 e P2 hoje.

Benavides caiu 11 minutos, Cornejo quase 15 minutos, o que significa uma mudança na ordem geral que agora mostra Honda, KTM, Honda, Husqvarna, Honda, em vez dos três primeiros anteriormente muito vermelhos da Honda.

 
Pilotos de início de etapa do Rally Dakar 2020 560
 

O emparelhamento Husqvarna de Pablo Quintanilla e Andrew Short teve uma reviravolta, com o segundo e o terceiro no palco. Foi tudo sobre o esforço da equipe em um dia fisicamente difícil, de acordo com Quintanilla: “Honestamente, o estágio foi difícil, mas me sinto muito bem. Eu imediatamente encontrei um ritmo forte e pude fazer um bom progresso. Estava empoeirado até o reabastecimento, porque eu tive que passar por outros pilotos, mas fora isso, estava tudo bem. 

“Depois disso, eu estava andando com Andrew, fizemos um trabalho muito bom em equipe e conseguimos realmente forçar. Ontem não foi tão bom para mim, mas hoje fui capaz de tirar proveito da posição que tinha e compensar algum tempo. 

“Andar 200 quilômetros nas dunas foi difícil – você está no pino o tempo todo e não há tempo para descansar. Parece que o estágio seis será semelhante, então vou descansar hoje à noite e espero ter outro dia sólido amanhã. ”

 
Andrew Short pablo.quintanilla Dakar 2020 campervan 560
 

Kevin Benavides disse que um pequeno erro de navegação foi a causa de sua perda de tempo, mas permaneceu filosófico sobre a perda de P2 em geral para Price: “Hoje foi um dia realmente difícil fisicamente. Passamos muito tempo fora de pista, então foi muito, muito difícil. Cometi um erro de navegação no início, mas depois recuperei o tempo. Encontrei Nacho e Ricky e chegamos ao final juntos. Comecei em segundo hoje, por isso vou perder tempo com certeza, mas foi um bom estágio. ”

Como relatamos anteriormente, o estágio cinco foi o fim do vencedor do Rally para 2017, Sam Sunderland. Essas colinas de camelo no deserto não significam nada se você é Carlos Sainz, mas para os motociclistas, eles podem ser um pesadelo. E assim foi para Sunderland, que sofreu cinco vértebras quebradas e uma omoplata quebrada no acidente.

 
sam.sunderland Dakar 2020 estágio 5 560
 

Acompanhamento dos pilotos de Enduro:

Sim, sabemos que eles tecnicamente ‘eram’ enduro e agora ‘são’ rally, mas estamos mantendo-os por mais algum tempo! 

Jaime Betriu subiu para o top 20 geral com mais um bom dia no P14. Isso coloca o principal piloto novato este ano três lugares à frente de sua namorada entre…

No estágio cinco, o estreante do Dakar, Jamie McCanney, leva sua Yamaha de fábrica para o melhor resultado do 18º lugar, subindo para o 26º lugar geral. 

 
Jamie McCanney Dakar 2020560
 

Johnny estava entre os muitos pilotos que foram pegos no difícil terreno da Arábia Saudita e isso depois que ele foi o piloto em cena e ajudou Sam Sunderland, atingido. Johnny mordeu o pó, mas felizmente ele se levantou e foi embora. 

O estágio seis do rally marca o último dia de corrida antes do dia de descanso. Os pilotos deixam Ha’il e seguem mais para o leste, em direção à capital saudita de Riyadh. Na segunda etapa mais longa do evento, os competidores percorrem uma distância total de 830 quilômetros, o que inclui um esgotante especial de 477 quilômetros composto principalmente de trilhas e dunas.

Resultados do estágio 5 do Rally Dakar:

 
 Resultados Dakar Rally Stage 5 1
 

Resultados gerais do Rally Dakar após o estágio 5:

 Resultados globais do Dakar Rally Stage 5 1
 

Resultados completos: Dakar.com/rankings

 
Crédito da foto: Rally Zone + Marcelo Maragni / Red Bull + C. Lopez / ASO + Yamaha Racing
 
 
 
 
Byline jp ISDE 2018 Enduro21
Jon Pearson
Editor Enduro21 e testador de bicicleta
jon.pearson@enduro21.com