Curte BIKE? Então saiba os melhores eventos para 2018

12 eventos que você não pode perder em 2018. Fique ligado no que vai rolar de melhor no ciclismo, MTB, triathlon e corrida a pé pelo Brasil!

Rally Cerapio

Data: 23 a 27 de janeiro de 2018

Descrição: Prova caracterizada pore tapas marcadas pelo sol forte, muito calor e dificuldade de pedalar em terreno arenoso.

O RALLY CERAPIÓ 2018 dará início ao calendário esportivo do off-Road brasileiro e mais uma vez percorrerá um roteiro com uma diversidade de clima, relevo e trilhas de encher os olhos dos participantes das mais diversas modalidades, uma caravana de mais de 1.200 pessoas de 24 Estados Brasileiros que sempre se fazem presentes e até do exterior. A prova de bike (MTB XCM) contará com quatro etapas somando quase 400km. A largada será de uma das regiões mais belas do litoral norte do Estado do Ceará, mais precisamente da cidade de TRAIRI, município que envolve as encantadoras praias de Guajirú, Flecheiras e Mundaú, vilas de pescadoras transformadas em paraísos turísticos dotadas de uma boa estrutura hoteleira, bares, restaurantes e praias inesquecíveis. A 31 ª edição do Rally Cerapió seguirá em direção a Sobral, cruzará a serra da Meruoca, da Ibiapaba, passará por Viçosa do Ceará e seguirá rumo ao litoral do Piauí até Parnaíba cidade situada na entrada para o único Delta em mar aberto das Américas. Depois continua atravessando nossas caatingas, fazendas, serras, rios e riachos, numa aventura das mais conceituadas provas do mundo OFF Road, pernoitará na cidade de Piripiri, até chegar à hospitaleira capital do Estado do Piauí, Teresina. .

Brasileiro MTB XCM 2015: prova de fogo
Brasileiro MTB XCM 2015: prova de fogo

GP Ravelli de Maratona

  • #1 Etapa – 25 fevereiro – Jacutinga (MG)
  • #2 Etapa – 29 abril – Piedade (SP)
  • #3 Etapa – 5 agosto – Águas de Lindóia (SP)
  • #4 Etapa – 14 de outubro – Santo Antônio do Pinhal (SP)
  • Ultramaratona Canastra Ravelli – 15 a 17 de junho – Delfinópolis (MG)

Descrição: Circuito de provas de MTB maratona XCM (mountain bike de longa distância) bastante popular.

O ciclista Márcio Ravelli, lenda viva do mountain bike nacional, empresta seu nome para a série de provas que mais reúne atletas, sempre com presença de grandes nomes da elite nacional. Um dos principais destaques dos eventos GP Ravelli são os percursos desafiantes e técnicos, elaborados pelo próprio multicampeão. Novidade: Ultramaratona de 3 dias na Serra da Canastra (MG), com percursos que somam mais de 165km e 4.500m de altimetria.

Maratona Estrada Real MTB 2017
Maratona Estrada Real MTB 2017

Maratona Internacional Estrada Real – UCI

  • 22 de abril – Ouro Branco (MG) 17 de junho – Mariana (MG) 02 de setembro – Itabirito (MG)

2018 será o segundo ano do projeto que nasceu focado em colocar o Mountain Bike no mesmo formato dos grandes eventos esportivos mundiais. Profissionalismo é a marca da Avelar Sports que é coordenada pelo ex-atleta de MTB Felipe Avelar. As novidades não param com a aproximação da próxima temporada, a prova de Ouro Branco que acontece dia 22 de Abril passa ser do UCI Marathon Series e o projeto ganha uma etapa na Primeira Capital de Minas Gerais e considerada por muitos como a Capital do MTB de Minas, Mariana que recebe a prova no dia 17 de Junho e promete agitar a cidade de uma forma diferente. Fechando o calendário, no dia 2 de setembro vem o XCO na cidade de Itabirito, com a famosa pista do Cristo.

Perspectivas na CIMTB
Perspectivas na CIMTB

CIMTB

  • 1ª etapa – 13 a 15 abril em Araxá (MG)
  • 2ª etapa – 8 a 10 junho em São João del Rey (MG)
  • 3ª etapa – 24 a 26 agosto em São Paulo (SP)
  • 4ª etapa – 2 a 4 de novembro em Congonhas (MG)

A competição de mountain bike cross country e maratona mais importante e disputada da América do Sul. A Copa Internacional de Mountain Bike comemora sua maioridade com a 23ª Edição em 2018 com muitas novidades, repetindo a realização do sucesso da categoria e-bike e estreia das categorias Gravel Bike e ciclocross. A competição que abrirá o calendário acontece pelo 15º consecutivo, é uma das quatro provas Stage Race Hors Class no mundo e o maior evento da cidade. Serão três dias de competição por estágio para a SuperElite e os atletas somam até 160 pontos no ranking mundial, de acordo com a colocação de cada um. A segunda etapa em Ouro Preto terá Cross Country Olímpico (XCO) Classe 1, Short Track (XCC) Classe 3 e será uma etapa da UCI Junior Series. Dando continuidade a parceria de 2017, CIMTB Levorin e a Brasil Cycle Fair terá provas de Cross Country Olímpico (XCO) Classe 1 e Short Track (XCC) Classe 3. Uma das etapas mais tradicionais irá fechar mais uma vez a temporada da CIMTB Levorin 2018 como UCI Marathon Series e Classe 3 no ranking mundial, com mais de 100 km com dois dias provas e que terá como vencedor aquele que fizer o trajeto em menos tempo.

XC eliminátor
XC eliminátor

Copa do Mundo XCE UCI

A CIMTB Levorin irá realizar a Copa do Mundo de XCE UCI (UCI MTB Eliminator World Cup). Esta será a primeira vez que o evento acontecerá na América Latina. Em 2017, a Copa do Mundo de Eliminator teve etapas na Itália, Estados Unidos, Bélgica, Alemanha, Nova Zelândia e Líbano. No Brasil, o evento acontecerá fechando o campeonato entre os dias 12 e 14 de outubro. O local ainda será definido. A CIMTB Levorin trabalha para inserir outras categorias na modalidade XCE. O evento é uma parceria entre a CIMTB Levorin, a UCI, a Confederação Brasileira de Ciclismo e City Mountain Bike.

Biking on the outskirts of Kathmandu
Biking on the outskirts of Kathmandu
 KRYSTLE WRIGHT

Brasil Challenge Ibitipoca 2018

  • 3 a 5 de maio – Ibitipoca (MG)

Com três dias de competições de puro MTB, a estreia do Brasil Challenge em Ibitipoca (MG) já oferece pontuação no ranking nacional CBC e internacional UCI, distribuindo pontos importantes para os ciclistas profissionais no novo ciclo olímpico Tóquio 2020. Fundado pelo experiente organizador Felipe “Mamão” de Juiz de Fora (MG), e amparado como o embaixador extra-oficial Henrique Avancini (que testa e aprova os circuitos). O evento promete uma experiência única para os amantes do esporte, num formato ultramaratona, realizado próxima do Parque Estadual do Ibitipoca, famoso por suas cachoeiras.

GFNY Brasil
GFNY Brasil

GFNY Brasil

  • 5 de agosto de 2018 – Conservatória (RJ)

Depois do sucesso da estreia do GFNY Brasil realiazado em Conservatória, no Rio de Janeiro em 2017, a charmosa competição retorna para sua segunda edição com novidades. A prova é um desafio de resistência pessoal, onde você compete contra outros atletas, o relógio e si mesmo. Aberto para amadores e profissionais, o evento simula um verdadeiro Grand Fondo Italiano: largada em massa, resultados baseados nos tempos gerais. Mais informações:www.gfnybrasil.com

Tin Don, novo recordista mundial de Ironman
Tin Don, novo recordista mundial de Ironman

Ironman Florianópolis

  • 27 de Maio – Florianópolis (SC)

Depois do inglês Tim Don bater o recorde mundial de Ironman com 7:40 horas de prova, a única seletiva Latino Americana para o Campeonato Mundial de Ironman, em Kona no Havaí, que acontece anualmente em Florianópolis (SC) ganhou ainda mais importância. A “grife” das provas de triathlon de longa distância – Ironman – terá seis provas no Brasil em 2018, sendo quatro provas Ironman 70.3 em Maceió (Alagoas); Rio de Janeiro (RJ) e Fortaleza (CE) e Florianópolis (SC).

Bike Series

  • 04 de fevereiro – Autódromo Tuiuti – Bragança Paulista (SP)

Em seu terceiro ano consecutivo, a organização do Bike Series oferece provas de ciclismo em locais seguros e privilegiados para pedalar: autódromos. Em 2018, o Bike Series estreia um novo local, autódromo Tuiuti, situado na região de Bragança Paulista, a 99km da capital, no topo de uma montanha, oferecendo um cenário perfeito para pedalar. Vale lembrar que em 2017, a organização do Bike Series, a Driver Brasil lançou as corridas a pé nos autódromos The Run, que passou pelo icônico circuito de Interlagos e na Fazenda Capuava, além dos tradicionais eventos automotivos, um programa para toda família e amigos.

Raíza Goulão, bicampeã do Shimano Fest
Raíza Goulão, bicampeã do Shimano Fest

Shimano Fest

Data: 18 de Setembro – São Paulo (SP)

Evento que celebra todas as disciplinas da bicicleta, o verdadeiro conceito de festival com provas, música e atrações para todos os gostos. Em 2010 a Shimano Latin America criou um evento ao ar livre que tinha como objetivo levar às pessoas o contato e a experiência com o mundo da bicicleta e da pesca. Nesse ambiente de confraternização que reunia atletas, principais marcas do mercado da bike, profissionais da Shimano e público, nasceu o Shimano Fest. Nestes anos de existência, o evento se consolidou como uma referência em ações de experimentação outdoor envolvendo bicicleta, lazer e esporte. Desde 2015 o evento é realizado no Jockey Clube de São Paulo. O melhor é que o evento é totalmente gratuito!

L’Étape Brasil by Le Tour de France

Data: 28 a 30 de setembro de 2018 – Campos do Jordão (SP)

Depois de dois anos em Cunha, o L’Étape Brasil by Le Tour de France – prova destinada aos atleta amador com todo conceito inspirado no Tour de France, passa a ser realizado em Campos do Jordão (SP) em 2018, aproveitando toda topografia da Serra da Mantiqueira. O L’Étape du Tour, criado em 1993, oferece a atletas amadores e amantes do ciclismo a oportunidade de participar de um evento com o espírito do Tour de France. Oferecendo sensações muito próximas do que é vivido no ambiente profissional, logo começou a atrair ciclistas do mundo todo que viajavam até a França em busca desta experiência. Hoje em dia, aproximadamente 13 mil ciclistas de mais de 50 países costumam se reunir para oL’Étape du Tour na França. Em 2015, a expansão global do evento trouxe a prova para a cidade de Cunha (SP). Com 112 km de percurso e 2.870 metros de altimetria acumulada, o L’Étape Brasil by Le Tour de France percorreu estradas de pavimento perfeito em meio à paisagem das Serras do Mar, da Bocaina, da Mantiqueira e da Quebra-Cangalha, e pela localização estratégica, próximo à divisa dos estados do Rio de Janeiro e de Minas Gerais. O evento foi um sucesso e a próxima edição promete melhorar.

Brasil Ride 2017
Brasil Ride 2017

Brasil Ride

  • 14 a 20 de outubro – Arraial D’ Ajuda (Bahia)

Intitulada a principal Ultramaratona de Mountain Bike das Américas, o evento Brasil Ride chega em sua nona edição em 2018 entre os dias 14 a 20 de outubro, em Arraial D’ Ajuda (BA), sul da Bahia. Além disso, o calendário da Brasil Ride conta com outros eventos, como a corrida de 24 horas no dia 24 de março; corrida de montanha “Brasil Ride Trail Run” no dia 25 de março, Maratona XCM “Brasil Ride Warm Up” dia 31 de maio, Maratona dos Descobrimentos (21 de outubro), finalizando como uma Ultra Trail Run 70k no dia 8 de dezembroem Botucatu (SP).

Equipe MTB90 conquista o bicampeonato no MTB 12 Horas 2017
Equipe MTB90 conquista o bicampeonato no MTB 12 Horas 2017

MTB 12 Horas

  • 14 de julho – Itupeva/SerraAzul (SP)

A mais tradicional prova de endurance de MTB do país, que geralmente fecha o calendário, em 2018, acontecerá no dia 14 de julho. A prova existe desde 1996, sempre com 12 horas de prova disputadas em um circuito técnico com muitas trilhas e poucos lugares de ultrapassagem. Os atletas compete em duplas ou quartetos, mas o grande desafio acontece entre os guerreiros da categoria solo.

Deixe uma resposta