Motos que ninguém conhece: Parte 10 – SCORPA

A SCORPA é uma marca francesa que possui um maior apelo ao Trial. Porém, foi pioneira no lançamento de motos no conceito Free-ride/Fun-ride.
A SCORPA foi fundada em 1993, na França por Marc Teissier and Joël Domergue. Inicialmente, a empresa se propôs a fabricação de motocicletas de Trial. Seu primeiro modelo foi a WORKS 294 lançada em 1994, equipada por um motor monocilíndrico, dois tempos da Rotax. Em 1998, a Scorpa assinou um acordo com a Yamaha Motor Company para usar seus motores em alguns modelos subsequentes.
61
Sua linha de modelos então foi ampliada para uma gama de 125cc a 250cc, tanto em dois tempos como em quatro tempos. Neste período, a SCORPA inovou ao lançar o inovador conceito de uso mais extensivo de motocicletas trialeiras, hoje conhecido com free-ride ou fun-ride. Ela denominou seus primeiros modelos neste estilo de “long ride” (foto atual de uma long ride abaixo). Esta motos eram mecanicamente similares aos modelos “puros” de trial da linha SY, mas com um maior tanque de combustível e um assento para permitir o uso em um maior período com algum conforto aos pilotos.
62
Como mostrado semana passada aqui no Motoraid, a SCORPA continuou desenvolvendo modelos fora do convencional, como a 4-Tricks inspirada nas BMX e seus primeiros modelos híbridos trial/trail T-Ride que começou utilizando motores 250F da Yamaha e hoje está presente na versão 2T de 280cc (abaixo).
63
64
Em decorrência da crise global de 2008, em julho de 2009, a SCORPA anuciou em seu website que estava entrando em processo de falência. Porém em setembro de 2009 foi anunciado que seu fundador Marc Tessier havia comprador a empresa (existem rumores de uma associação com a Espanhola Sherco). Hoje, a marca possui uma linha completa de motos de Trial. Nesta linha está inclusa a TYS125 quatro tempos (abaixo), modelos SY de 125 e 250 cc de dois tempos, e o modelo T-Ride 280cc 2 tempos e 125cc.
65
Certamente, os inovadores modelos de Free-ride da Scorpa são muito curiosos, mas é uma tendência que já vemos em outra marcas como Sherco, Ossa, Beta e a poderosa KTM. Quem sabe esta nova categoria não representa um novo nicho no esporte? O motociclismo off-road é mesmo fantástico, a cada dia se reinventando…

Mais informações, fotos e dados no seguinte site:

http://www.scorpa.fr

Grande abraço a todos, semana que vem tem mais…

Gustavo Starling