Morre Martin Lampkin, o primeiro campeoao mundial de trial!

martin-lampkin-1Martin Lampkin morreu de câncer aos 65 anos de idade. Lampkin foi o primeiro Campeão Mundial de Trial, e também pai do campeão do mundo Dougie Lampkin.

Martin Lampkin, foi o primeiro Campeão Mundial de Trial da história, morreu de câncer aos 65 anos de idade, de acordo com o site da federacao mundial de motociclismo. O grande piloto nos deixou cercado por sua família e seus filhos Dougie, também campeão do mundo da especialidade, e Harry.

A Lampkin sempre tem que lembrá-lo como um gênio da sua modalidade. Nascido na Inglaterra, mais precisamente em Yorkshide, foi no ano de 1975 que Martin, se tornou campeonato do mundo com a sua Bultaco. Os Lampkins eram uma dinastia inteira de pilotos, pois seus irmãos Arthur e Alan também foram competidores, no caso deles, oficial da BSA.

martin-lampkin-02Apos mostras suas atribuicoes sobre as motos de trial, Martin Lampkin logo foi contratado por Don Paco Bulto para defender sua marca em sua equipe competicao. Em 1973 ganhou o Campeonato Europeu, ainda havia a Copa do Mundo e também o campeonato britânico. Em 1975 venceu o Mundial, e contonuou ativo nas competicoes ate 1980. Quando Bultaco começaram a desaparecer, Lampkin se juntou SWM.

Além de suas conquistas no Campeonato Europeu e do Mundo, Martin Lampkin era uma das estrelas do Six Days de Trial, que aconteceu nos anos de 1976, 1977 e 1978. Foi também campeão britânico 1973, 1978, 1980.

Martin Lampkin com Bultaco
Após sua aposentadoria, Martin Lampkin voltou à competição para acompanhar seu filho Dougie Lampkin nas competicoes na Inglaterra. Dougie foi campeão europeu em 1993 e, em seguida, nada menos do que 7 vezes campeao mundial.

Abaixo, um video do mestre mostrando como se faz o Trial!