KTM comemora vitória no brasileiro

Marcado por muitas vitórias laranja, aconteceu neste último fim de semana, dias 29 e 30, a disputa da grande final do Campeonato Brasileiro de Enduro FIM 2018. No lugar mais alto do pódio a cor laranja da KTM predominou em quatro categorias com os títulos conquistados pelas equipes Orange BH KTM América Racing e Sacramento Racing.

A disputa foi realizada no Alto Paranaíba, no CT Tampa’s, local em que os pilotos encararam um circuito de 32 quilômetros por trilhas e estradas da região.

A sétima e última etapa de 2018 teve a largada com vitória antecipada de Bruno Crivilin, piloto da equipe Orange BH KTM América Racing, na categoria Enduro GP (piloto mais rápido da competição). O resultado já havia sido definido na sexta etapa, pela sexta vitória do piloto, que garantiu o tricampeonato; para comemorar também o título na categoria E1, Crivilin precisou apenas largar nesta última etapa. Vinícius Calafati, companheiro de equipe de Crivilin, conquistou o lugar mais alto no pódio da classificação geral da categoria E2, além do terceiro lugar na Enduro GP.

Pela Sacramento Racing, o time foi representado por quatro competidores: Gustavo Pellin, que conquistou o terceiro lugar na classificação geral da E2, mesma posição dos pilotos Diego Colett na E1 e de Anderson Vieira na E35. Já Maiara Basso iniciou a etapa com a liderança e grande vantagem, conquistando seu primeiro título nacional na modalidade. Maiara faz sua temporada de estreia no enduro e venceu três das quatro rodadas realizadas pela classe feminina.

Os pilotos continuam as disputas em campeonatos regionais. Crivilin embarca com destino à Alemanha para disputar a última prova do Campeonato Mundial de Enduro, retornando para competir ao lado de Pellin no International Six Days Enduro (ISDE), que acontece entre os dias 12 e 17 de novembro, no Chile.

Novos títulos internacionais

A última etapa do Campeonato Mundial de Motocross 2018, começou com seu resultado já definido nas categorias MXGP e MX2, com os títulos de campeão e vice para a equipe KTM Factory Racing, em ambas categorias.

O novo Campeão Mundial da categoria MXGP, Jeffrey Herlings, conquistou a 17ª vitória na temporada no GP da Itália, a 20ª rodada de 2018. Herlings e sua KTM 450 SX-F já haviam conquistado o título na penúltima etapa. Seu companheiro de equipe, Tony Cairoli, campeão mundial da categoria no ano passado, completou o pódio laranja como vice-campeão na temporada, com mais de 100 pontos de diferença do terceiro colocado.

Das 20 etapas, também foram necessárias apenas 19 delas para definir o novo campeão mundial na categoria MX2, Jorge Prado, que festejou sua excelente performance com o novo título e sua KTM 250 SX-F. Prado consagrou-se vencedor na última quinta-feira, quando foi anunciado que seu companheiro de equipe, Pauls Jonass, teve que passar por uma cirurgia no joelho direito, consequentemente, a ausência de Jonass permitiu que Prado assumisse o título com antecedência. Jonass, campeão da categoria em 2017, encerra a temporada como vice-campeão.

Tony Cairoli, Jeffrey Herlings, Marvin Musquin, Ken Roczen, Jordi Tixier, Pauls Jonass e Jorge Prado escreveram seu nome na história da única equipe READY TO RACE no Campeonato Mundial de Motocross.