“IOR Sustentável”

“IOR Sustentável” torna especial o Dia da Árvore em JF A organização do rallye de regularidade Ibitipoca Off Road, a Prefeitura de Juiz de Fora e o Instituto Estadual de Florestas firmaram uma parceria que irá tornar este Dia da Árvore um grande evento.

No dia 21 de setembro (sábado), no Parque da Lajinha, será promovido o evento “IOR Sustentável”, das 8h às 13h, com o plantio de 60 mudas nativas do Bioma Mata Atlântica que vão compor o “Bosque IOR”.

A ação, que efetiva o enriquecimento florestal no parque, irá comemorar os 30 anos do Ibitipoca Off Road  e homenagear os campeões das principais categorias das motos e carros nas 30 edições do “Rally de Regularidade mais charmoso do Brasil”.

O plantio das mudas será feito por alunos da rede de ensino de Juiz de Fora, Centro Educacional Arte de Ensinar (bairro Santa Cruz) e Escola Municipal Maria Catarina Barbosa (bairro Ponte Preta), que vão acompanhar os pilotos homenageados.

Após o plantio, o público presente poderá ter acesso aos estandes da Polícia Militar do Meio Ambiente, Corpo de Bombeiros, e-Ambiental, Hiperroll Embalagens, da campanha “O Rio Paraibuna pede nossa Ajuda”, a informações sobre preservação ambiental e reciclagem, oficinas de artesanato utilizando sacolas plásticas, recreação e tour ecológico pelo Parque na companhia dos mascotes Florestinha e Foguinho.

O público ainda desfrutará de um momento off road na área temática Ibitipoca Off Road. A programação também envolve a participação de uma equipe da Faculdade Suprema, que irá disponibilizar serviços de aferição de pressão, glicemia, Índice de Massa Corporal e informações sobre saúde, dentro do projeto “Ação Saúde Suprema”.

Blitz Educativa

Na quinta-feira, dia 19, também na programação da Semana da Árvore, haverá uma Blitz Educativa em frente ao portão principal do Parque da Lajinha, entre 14h e 16h. Os temas serão: prevenção de queimadas, preservação ambiental e reciclagem.

Primeiro momento Na semana que antecedeu a disputa da edição histórica, já ocorreu o primeiro movimento para marcar a criação do  Bosque IOR. Em 1º de agosto, dois dias antes da prova que reuniu cerca de 700 pilotos e navegadores de todo o Brasil, foram plantadas as primeiras mudas, numa área do Parque da Lajinha, simbolizando a parceria entre a organização da prova, a Prefeitura de Juiz de Fora e o Instituto Estadual de Florestas.

Na oportunidade, as mudas foram em homenagens a pilotos e parceiros do evento.

Desta vez, o plantio vai fazer uma reverência aos campeões das principais categorias disputadas desde a primeira edição do rallye, em 1990.

Texto e arte: Misto Quente Comunicação
Foto: Angelo Savastano