Imagem do Dia, “motos” Cannondale, vc sabia? Existiu!

Voce sabia que ja existiu motos da marca Cannondale? Sim a conceituada marca de bicicletas amaricana, ja tentou entrar no mercado das duas rodas mas…

Por Adalto Gomes Filho

No final dos anos 90, Cannondale tentou entrar no mercado de motocicletas, com uma moto off-road e um ATV. Longa… história curta, foi um desastre, e $ 80 milhões mais tarde, a empresa declarou falência, tendo deixado para trás uma história interessante…

Este slideshow necessita de JavaScript.

A X440 e X400 foram concebidas com componentes premium, como garfos e choque traseiro Ohlins, guidon Magura e injeção de combustível. Na fase de desenvolvimento, a empresa usou todos os componentes de ótima qualidade para desenvolver sua motocicleta, na época a revista Dirt Rider até nomeou a moto do ano dois anos antes de ser lançada! Parte disso foi por causa das características. De certa forma, era uma década à frente dos tempos. Características como um cilindro para trás, uma caixa de ar em cima no lugar do tanque, partida elétrica e injeção de combustível, características que demoraram bem para as motos off road sairem de fabrica, caso da KTM somente em 2011. Infelizmente, toda esta tecnologia (especialmente no motor) causou problemas de engenharia que a Cannondale lutou para resolver. Unidades de pré-produção mostrou muitos pequenos problemas, e a Cannondale correu a moto para o mercado, onde se revelou ser pesada, macia de mais e pouco confiável. Para não mencionar, que a partida eletrica parava de funcionar quando a moto esquentava, e não havia pedal de partida para ligar, o negocio era esperar… Com o passar dos anos, a Cannondale fez algumas correções para criar o X440. Mas aí já era tarde demais. Cannondale ainda estava perdendo dinheiro em cada moto que vendera por causa das garantias, e as melhorias no X440 não foram suficientes para remover a má impressão que a empresa tinha ganhado. Cannondale pediu a bancarrota em janeiro de 2003, e a ATk comprou os direitos do motor logo depois.

Amanha mais uma novidade aqui para voce, quem sabe sobre a ATK?

Curta e compartilha essa materia, ela faz parte da historia do nosso motociclismo off road de que tanto gostamos! Até amanha se Deus quiser!!!

Deixe uma resposta