HUsq 501 vem com 2 cilindros

Tal como as Husqvarnas séries 401 e 701, que partilham os motores da KTM, também agora a marca sueca vem anunciar que irá partilhar o novo motor 500 de 2 cilindros e que irá ser a base para uma série de novos modelos (5) da marca irmã austríaca a serem apresentados em Milão durante o Salão EICMA 2019.

KTM 490 Duke 2020 ( ? )

A nova plataforma de 490cc que a KTM tem vindo a desenvolver  em conjunto com o fabricante indiano Bajaj irá introduzir toda uma nova geração de motos em diferentes segmentos; uma nova naked Duke, uma nova desportiva RC, uma nova Adventure e uma Supermoto e até uma nova moto de Enduro certamente do tipo “Dual Sport” já que a FE 501 monocilíndrica existe já na gama Husqvarna.

Versão com Kit NOMAD da atual FE 350 poderá dar origem à nova 501 Adventure

O novo motor fabricado na Índia de 490cc e dois cilindros a 4 tempos, incluirá arrefecimento líquido, DOHC, 8 válvulas e a KTM pondera que seja um motor com um timing de ignição idêntico ao da 790 Duke de 435º que simula o comportamento de um motor V-Twin.

O novo motor de 490cc bicilíndrico paralelo terá uma potência perto dos 60 CV e incluirá uma transmissão de 6 velocidades com embraiagem assistida e deslizante e acelerador Ride by Wire.

Será esta a nova Svartpilen ou Vitpilen 501 ou mesmo a 801 ?

A versão neo-clássica dentro do estilo das Svartpilen e Vitpilen terá certamente um design arrojado, que rompe com o status quo, tal como as anteriores versões 401 e 701 fizeram mas comenta-se que talvez uma Café Racer venha também a fazer parte da nova gama neo-clássica. A versão Adventure Tourer  da 501 com motor bicilíndrico poderá vir a herdar as linhas da actual Husqvarna 701 Nomad Adventure .

Kit Nomad FE

A nível da ciclística certamente veremos suspensões da WP à frente e atrás e a montagem de apenas um disco no freio dianteiro assistido certamente por ABS talvez desligável nas versões Adventure e Enduro.

A nova gama Husqvarna 501 bicilíndrica promete vir a revolucionar o mercado paralelamente com a sua irmã austríaca KTM agora na cilindradas 500cc , gamas que terão como designação 490 na KTM e 501 na Husqvarna.