Honda CB500X tem potencial para Adventure Bike

A Honda CB500X de 2019 apresentou uma série de upgrades em relação à versão anterior no sentido de a dotar de maior capacidade offroad. Suspensões de maior curso, roda dianteira de 19” e um setup geral da sua ciclística no sentido de adotar de maior capacidade para enfrentar desafios for a de estrada.

Mas será que podemos considerá-la uma Adventure Bike ? E que eventualmente colocando uns pneus de tacos, de piso misto que garantam maior aderência fora de estrada, estará apta para qualquer aventura ? Achamos que talvez não seja suficiente… No entanto o potencial de transformação existe e dotá-la de melhor desempenho OffRoad parece ser algo que faz sentido.

Honda CB500X Versão 2019

Fizemos por isso um exercício estético de como ficaria a CB500X vestida de Aventureira ( capa do artigo ) e fomos à procura de quem como nós pensa que a CB500X pode ser uma boa plataforma de desenvolvimento de uma verdadeira Adventure Bike.

Honda CB500X 2019 – Montagem realizada pelo MotoSport

Não foi necessário pesquisar muito pois a empresa britânica Rally Raid há muito que desenvolve produtos para preparação de motos Trail de média cilindrada, dotando-as de maior capacidade de enfrentar qualquer tipo de aventura. E na Rally Raid a CB500X é de facto uma das privilegiadas em termos de componentes para a sua transformação.

Honda CB500X de 2019 preparada pela RallyRaid UK

Na opinião da Rally Raid é importante para quem se aventura sozinho por percursos mais inóspitos e difíceis que em caso de caída consiga levantar a moto sem ajuda de terceiros para prosseguir caminho.

Daí a filosofia de preparação de motos Adventure de menor peso para mais facilmente superarem essa dificuldade.

Preparação Rally Raid da Honda CB500X de 2018

A lista de produtos disponíveis para a CB500X é extensa e permite-nos selecionar de acordo com um determinado budget aqueles que farão mais sentido. Desde logo as proteções são essenciais, de motor, laterais e de guiador.

Depois dependendo da estatura de quem conduz a substituição e a adaptação da altura do guidom é também fundamental. Outro elemento absolutamente necessário substituir são as peseiras pois as de origem estão mais orientadas para estrada.

Para melhor enfrentar todo tipo de obstáculos fora de estrada a Rally Raid propõe um Kit suspensões, dianteira e traseira, que reforçam a capacidade offroad da CB500X.

Para um look ainda mais fora de estrada as rodas raiadas são perfeitas e a Rally Raid propõe soluções com câmara e tubeless também. Os pneus mistos são também necessários para garantir uma maior tração fora de estrada

Uma preparação este nível exige que a moto possa ter um pouco mais de desempenho por isso a Rally Raid recomenda a substituição da ponteira de escape sendo que a CB500X passa a debitar um pouco mais de 50CV e a ter uma melhor resposta nos baixos e médios regimes.

O custo da transformação total não é baixo mas o potencial de enfrentarmos qualquer percurso após a sua montagem passa a ser muito diferente e os limites de abrangência de utilização da CB500X passam para níveis que eram impossíveis anteriormente.

Valerá a pena o investimento ? caberá a cada um a decisão

 

Preços aproximados em Euros dos componentes Rally Raid Products ( iva incluído no UK )