Hard Enduro Impossível de se Criar um Regulamento?

Na última década, houve quatro tentativas sólidas para regular o Hard Enduro. Três deles falharam e o quarto começa em 2018 … A disciplina off-road mais bem sucedida é também a mais indomável.

Embora a tradição extrema do enduro já ultrapasse meio século, tem sido nos últimos 10 anos, quando a disciplina teve uma explosão sem precedentes. O declínio claro do Campeonato do Mundial de Enduro (WEC), cujo formato se distanciou gradualmente da essência deste esporte, a chegada de produções de vídeo e o boom na viralidade das redes sociais levou a uma mudança no foco e que são as corridas Hard Enduro que captam a atenção dos fãs.
Os organizadores conseguiram fazer corridas espetaculares com a presença dos melhores pilotos extremos, mas sem esquecer os corredores amadores, que são o que tornam esses eventos viáveis. Esta fórmula bem sucedida permitiu que os fãs compartilhassem o grid com as estrelas, um incentivo sem precedentes, e em cada evento há centenas de participantes, em comparação com os cem que chegam ao WEC.
A proliferação de corridas Hard Enduro é enorme, contando atualmente com mais de 20 compromissos anuais com padrões de alta qualidade espalhados por todo o mundo. No entanto, entre todos eles há um punhado que excede a barreira do enduro para se tornar um espetáculo de massa com o Erzberg rodeo sendo seu máximo exponente.
A peculiaridade do Hard Enduro é que cada categoria é totalmente diferente de outra. Um pode ser ambientado na Idade Média como Hixpania e outro sendo um rali de 5 dias com navegação como os romaniacos . Isso torna tão atraente, mas também dificulta a possibilidade de fazer um regulamento ou campeonato.
Mesmo assim, houve várias tentativas de trazer ordem ao World Hard Enduro, embora todos eles tenham falhado por várias razões.