Teste GasGas EC 300 2019

O que acontecerá com a Gas Gas no futuro que ainda não conhecemos. Mas o que sabemos é que o esforço que eles fizeram para melhorar suas motos de Enduro é surreal, e é mais do que comprovado neste teste Gas Gas EC 300 2019.

A verdade é que que a turma na Europa esta andando e estão ficando muito satisfeitos, e se você é um fã de 2T, eu sugiro que você manter a leitura porque a moto espanhola é uma representante digna.

Para começar, temos um mecanismo quase perfeito. Eu digo quase … uma vez que a pura perfeição é difícil de encontrar no mundo das motos. Mas é tão bom que não precisou de nenhuma grande renovação interna. Simplesmente pequenas melhorias para tornar ainda melhor um motor que já foi redesenhado no ano passado.

É, acima de tudo, porque tem uma entrega de motor super suave mas não falta cavalos e caráter. 

A moto, em baixas rotações, funciona como um encanto e, em nenhum momento, percebemos que precisamos de mais potência. E, de fato, se percebêssemos, seria suficiente abrir gás “real” para recuperá-lo instantaneamente, porque quando o motor aumenta em revoluções, sua eficácia aumenta em uma relação diretamente proporcional.

Nesse sentido, vale destacar a opção interessante da curva de dupla potência que incorpora; Tem um mapa “seco” e outro para um terreno um pouco complicado, seja porque está molhado ou simplesmente porque não encontramos a sensação que gostaríamos. Com esta segunda opção, o comportamento do motor da EC 300 é muito mais suave e linear.

Em conclusão: estamos diante de uma moto capaz de enfrentar toda a sua concorrência, nascida para competição e que grandes pilotos estão voando ao redor do mundo. É um motor muito enérgico e com muito caráter com genes totalmente esportivos, mas que, surpreendentemente, sabe como mostrar-se suave quando a demanda é menor.

Relatos do piloto que testou a nova GASGAS EC300 2019

Eu gostei muito do motor … mas eu queria saber se o chassi, as suspensões e os freios estavam de acordo com o padrão que vem de fabrica, porque eles eram um ótimo conjunto e pelo visto original sem ter sido preparado…

À medida que a manhã avançava, tomei consciência do grande potencial que a GasGas tem no nível das suspensões e como ela melhorou nesta seção. Especialmente desde o ano passado, a empresa catalã optou por dar uma volta de 180º à sua política de componentes e incorporou as suspensões Kayaba em toda a sua linha de Enduro.

E isso mostra porque o comportamento destes é excepcional. Achei seu trabalho especialmente impressionante quando se tratava de encarar uma linha reta longa e muito acidentada. A moto não se mexeu! Além disso, graças à possibilidade de ajustar tanto a compressão quanto o rebote, podemos criar uma configuração de acordo com as demandas do terreno e nosso nível de pilotagem.

O TOQUE DA SUSPENSÃO NO MOMENTO DA DURAÇÃO É PERFEITO. UM COMEÇO SUAVE E ALGO TÃO ALGO QUE POSSIBLE IR COM EXCELENTE CONFORTO POR PASSOS COM PEDRAS E OUTROS OBSTÁCULOS.

Eu tive a mesma sensação boa com o amortecedor traseiro. A compensação com a suspensão dianteira, com o trabalho do garfo, é muito boa e também tem a opção de ajuste tanto no nível de compressão quanto no nível de rebote.

Quanto ao chassis, temos um quadro completo, com grande potencial ao curvar. Transmite leveza e quando começamos a “engrenar” e a aumentar a velocidade, notamos uma melhora na estabilidade do trem dianteiro. E embora muito seja – como se diz – trabalho do chassi, devemos também dar sua parte de importância ao trabalho conjunto com os fabricante das suspensões!

Como as motos off road estão evoluindo, a frenagem é uma seção cada vez mais importante. Na Gas Gas optou por montar freios da empresa Nissin nos freios dianteiro e traseiro. Seu toque é suave, embora a frenagem seja um compromisso agressivo e esportivo …

Estamos, em suma, a um puro-sangue de GasGas e o gene da concorrência que sempre caracterizou os gerundenses: agressivo, poderoso, bons acabamentos … Mas Gas Gas EC 300 2019 é algo mais: é o melhor exemplo de a vontade de renascer de uma marca que não se rende. Seu preço… em torno de 48500 reais aqui no Brasil.

Se curtiu a matéria e quer uma dessas, procura o www.motobrexo.com.br somos revenda GasGas desde 2005, e inclusive temos uma aqui para vc fazer o teste drive nela, é so agendar, (24) 9.9821-9988

Abraços a todos, Adalto Gomes Filho