Dica, Guia de revisão pós trilha!!!!

Recebemos esse email da MXF do Brasil e achamos bem interessante, claro que você nao tem que fazer a maioria das coisas em todas as trilhas, mas uns itens sao extremamente importantes, e vai te ajudar a nao ficar a pé no mato!

Por Thiago MXF Motors

A moto tende a gastar muito quando utilizada de forma esportiva. Após uma trilha, o desgaste é acentuado, pois as suspensões são forçadas e o motor trabalha em regimes mais elevados. Por isso, é fundamental revisar a moto para garantir a segurança. Sendo assim, separei um passo a passo de revisão para deixar sua moto pronta para a próxima trilha:

1. Faça a limpeza da moto, de preferência com produtos neutros e específicos para lavar veículos, nada de solupan ou limpa baú, isso mata a moto!
2. Coloque a moto sobre o cavalete e verifique o estado do pneu;
3. Gire a roda (aro) e verifique se há alguma trinca ou amassados, se for o caso, o aro deve ser trocado. Analise também o alinhamento;
4. Procure se há raios frouxos, quebrados ou tortos. Se estiver apenas frouxo, aperte com cuidado para não desalinhar a roda;
5. Force a roda lateralmente para ver se há folga nos rolamentos. Se tiver, troque-os, sao mais baratos que os cubos!
6. Verifique o estado das pastilhas do freio a disco e as lixe para tirar a sujeira até ficar com uma coloração marrom clara;
7. Confira o nível do fluído de freio no reservatório. Caso necessário completar o nível, use o mesmo fluído que já existe, se possível troque por dos 5.1.
8. Limpe o filtro de ar e se houver furos, rasgos ou deterioração, troque-o, isso é muito importante. Não se esqueça de limpar também a caixa do filtro.
9. Retire a vela de ignição, limpe-a e regule o eletrodo lateral conforme indica o manual do proprietário da moto;
10. Verifique se não há vazamento de gases na janela de escape e na junção com a ponteira, se estiver barulhenta troque a lã de vidro;
11. Limpe o carburador, aconselhamos quando a moto estiver muito tempo parada;
12. Limpe o filtro interno da torneira de combustível e se necessário, desmonte toda a torneira para uma limpeza;
13. Se o coletor de admissão estiver ressecado ou trincado, troque-o;
14. Inspecione o nível do óleo do motor e se necessário complete com o mesmo tipo de óleo, o melhor seria substituir.
15. Verifique o cabo de aço da embreagem, se houver fios quebrados, troque-os.
16. Analise o estado dos chicotes elétricos e dos terminais. Isole todos os terminais com fita isolante para evitar que a sujeira interfira na condução da energia;
17. Se a moto tiver bateria, verifique o nível de água (se for necessário completar, use água destilada, vendida em farmácias); Tente usar somente baterias seladas, que nao precisam de agua.
18. Inspecione o chassi procurando por trincas e quebras;
19. Verifique a fixação do amortecedor e o estado das buchas onde passam os parafusos de fixação e se há vazamento de óleo;
20. Limpe bem a corrente usando querosene e um pincel;
21. Verifique o aperto de todos os parafusos visíveis da moto.

Após fazer essas revisões ligue o motor e preste atenção se ele possui algum ruído estranho. Se perceber algo irregular, leve a moto em um mecânico de confiança.

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