Compra! Quantas horas tem a moto? É importante?

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Horimetro sem fio, raro de achar, tem na JarvaRacing

Por Adalto Gomes Filho

Bom dia senhores, hoje vamos explicar se é importante ou não saber as horas do motor na hora da compra, e se isso é crucial para o funcionamento da maquina!

No motocross
Você já fez motocross? Sabe como funciona? Nosso site e mais voltado para enduro e por isso que estou lhe fazendo essa pergunta!
No motocross, supercross, a moto sai da caçamba da camionete, para andar no limite o tempo todo, você tem duas opções, ou acelera e emendar os saltos, ou fica para trás ,e a probabilidade de tombos e bem maior, fora que seus adversários vão pular na sua cabeça, não é tão exagerado assim, mas é mais ou menos isso! Resumindo, você tem que acelerar tudo o tempo inteiro para andar em uma pista de motocross ou super, e por isso… é muito importante a moto ter horimetro, porque você fica andando no mesmo lugar e não tem noção de quilômetros que rodou. O horimetro serve: para troca de óleo, e manutenção básica e complexa, como você anda enrolando o cabo o tempo todo, é importante abrir o motor de tempos em tempos para ver como esta!

Instalação do horimetro com fio e feito no cabo de vela da moto
Instalação do horimetro com fio e feito no cabo de vela da moto

E a moto de enduro / trilha, como funciona?
As motos de hoje, estão com mais performance do que as mais antigas, não deixaram de serem robustas para enfrentar choque térmico de rios, pedras nas trilhas e barro, muito barro, tudo o que não acontece no motocross. Rio e pedra não existe no cross, lama raramente, só quando chove.
Mais e ai? Quantas horas tenho que dar manutenção? Se lembra lá em cima, que falei que quando a moto sai caçamba da camioneta, o couro canta o tempo todo? Nas motos de enduro isso não rola, existe estrada de chão, deslocamentos, que andamos horas acelerando pouco, existe transito na trilha, e a moto fica ligada e as horas contam, existe trilha travada, que só andamos de primeira e segunda, não aceleramos ate o cabo.
Analizou? Sim, em uma dia de trilha, 5 horas andando, se você andou tudo como andam no motocross durante 10 minutos foi muito, a moto de motocross, o piloto anda uma hora por dia, 2, sinceramente não tenho noção, mas na trilha, andamos horas por dia, e quando aceleramos forte… Quase nada! Ja levou um GPS e viu quantas horas, estamos em movimento e parados? É impressionante, ficamos mais parados que andando de moto!
Durante todos os meus 35 anos de off road que tenho nas costas, procurei deixar minhas motos em cima, sempre dei manutenção, e óleo só de ótima qualidade de 4 em 4 trilhas, sem medição de hora ou km, claro que em uma prova de 300km por dia, e bom trocar óleo e limpar filtro de ar no final do dia, prova com muita poeira e bom trocar óleo e limpar filtro de ar… Mas não tem esse negocio de 60 horas, tem que abrir motor, trocar pistom, anel… Não é assim, cada caso e um caso, e se você é piloto que não acelera forte, se bobear uma moto dura mais de 5 anos, sem fazer nada, somente dando a preventiva, exemplo que tenho disso, foi a Honda CRF250X do Raimundo Nono Drumond, que rodou por muito anos, so trocando óleo e dando preventiva, nunca abriu motor, e o Nono andava todos os finais de semana, e entre aspas, uma moto que sempre falam que da problemas de motor, mas não da se você der a preventiva.
Resumo da opera! Esquece esse negocio de horas em moto de enduro, todas tem velocímetro, e para mim é mais importante que horas por causa das condições que mencionei acima, claro que seu amigo e piloto de enduro da copa EXF que anda forte, esse já pula para a turma do motocross, mas o cara que faz trilha e regularidade, esse vai andar muito tempo sem ter que fazer nada!

Geralmente é colocado, nessa parte da moto
Geralmente é colocado, nessa parte da moto

Vai uma dica minha em particular, que faço nas minhas motos…
Nas motos 2 tempos, gosto de abrir o motor para ver como esta, com 5 mil km, claro que se a moto esta sem compressão, deve ser visto antes, mas se tiver normal, essa e a quilometragem que gosto de abrir para conferir, se abrir e estiver tudo certinho, pelo menos… jogo de anéis novos na menina
Já nas 4 tempos, se não tiver fazendo barulho de nada (corrente, de comando, valvulas) ou fumando, não gosto de abrir, já tive a curiosidade de abrir uma TM 4 tempos com 300 horas, que da maneira que abriu fechou, de tão nova que era a moto por dentro, mas sempre bem cuidada, óleo de 4 em 4 trilhas

Essa é minha opinião que sigo a anos, você pode não concordar, e respeito sua opinião! Se alguém tiver duvidas, temos abaixo da matéria, os comentários, fique a vontade que irei responder tudo o que me mandarem, abraços e bom dia!

Se você quer colocar um horimetro na sua moto, de uma olhada antes aqui http://www.jarva.com.br/catalogsearch/result/?q=horimetro

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