Começou HARD! Barãomanics 2019

Começou esse final de semana o calendário da categoria mais extrema do off-road nacional e Rigor Rico, piloto da Beta Brasil 3R, mantém a dominância em casa.

Após vencer com larga vantagem a temporada 2018, o piloto estreou com a pressão de andar em casa. Parece que isso não o estremeceu: ele andou forte na prova que já é uma das mais tradicionais da temporada e que manteve fama de ser bastante técnica.

Começou! Os amantes do Hard Enduro nacional já podem soltar o folego: esse final de semana, nos dias 23 e 24 de março, aconteceu a já tradicional “Barãomaniacs”, válida como primeira etapa da temporada 2019. A despeito da instabilidade climática e a polemica envolvendo o nível de risco de rompimento da barragem da Vale que fica no município, a prova foi um sucesso. Um grande publico se aglomerou na área de eventos no Centro da cidade para acompanhar o prólogo e vibrar com a atuação do piloto local. Deu certo: Ríco, que largou na 5ª posição, foi impulsionado pela energia dos espectadores que vibravam a cada ultrapassagem. O resultado foi a Beta Brasil 3R no lugar mais alto do pódio no primeiro dia de competições na principal categoria, a Gold.

No segundo dia de prova, os pilotos largaram bastante cedo e sob intensa neblina, comum na região que é muito montanhosa. Esperavam eles algumas trilhas inéditas, jamais percorridas, em trechos que misturavam hora pedras e cascalho, hora canga solta, um tipo de minério bastante comum no quadrilátero ferrífero mineiro. Não houve refresco por parte dos organizadores que já haviam dito que a categoria Gold seria um desafio. Foram 57km de trilhas com grande nível técnico. Ríco largou na primeira colocação e rompeu a linha de chegada 04h20min depois, cerca de 1h20min na frente do segundo colocado.

“_ A prova foi incrível, talvez as melhores trilhas que eu tenha feito em competições no Brasil. Apesar do pequeno erro no prólogo, consegui chegar em primeiro e isso me permitiu largar na frente no dia seguinte. (…) Venho de uma pré-temporada forte, muito treinado e focado, assim a chance das coisas darem certo é bem maior. Estou feliz demais com meu resultado aqui em casa. A vibração da galera nas trilhas e ontem no prologo foi fundamental. Se pudesse agradeceria um a um.”

A Beta Brasil 3R ainda atingiu um ótimo resultado na categoria Bronze com o piloto Eduardo Furtado que andou forte e conseguiu a primeira colocação. O piloto, que entrou para o Team Beta no início do ano, não teve muito tempo para treinar com a moto para essa primeira corrida, mas isso não parece ter sido um problema. Ele se encaixou rapidamente com a macchina e conseguiu esse excelente resultado.

Agora é espera a próxima etapa – Hard in Help, em Socorro, São Paulo nos dias 04 e 05 de maio. Vamos torcer para que o HEBS (Hard Enduro Brasil Series) continue o sucesso que vem sendo. Essa turma está de parabéns.