Atletas de Hard Enduro do mundo confirmam presença no Brasil

Jonny Walker

Jonny Walker
Right click to save low resolution or access other versions and details here

Acostumados às competicões na Europa, Jonny Walker e Alfredo Gomez estão ansiosos para participar de prova em Minas Gerais

A um mês do Red Bull Minas Riders, que acontece entre os dias 17 e 20 de abril em Belo Horizonte, o espanhol Alfredo Gomez e o britânico Jonny Walker, principais nomes do Hard Enduro mundial, confirmaram presença no evento. Depois de percorrerem a Europa em busca de vitórias, os dois atletas terão a chance de competir no Brasil, lugar em que não estão acostumados a pilotar.

Aos 25 anos, Walker já tem um grande currículo de vitórias. Entre as mais importantes, estão os primeiros lugares no Red Bull Romaniacs e o Red Bull Hare Scramble, e a recente conquista do MAXXIS FIM SuperEnduro, realizado na Argentina este ano. Mesmo com toda essa experiência, o Red Bull Minas Riders será um desafio, já que o Hard Enduro é uma modalidade extremamente técnica e a prova em Belo Horizonte é nova. “O maior desafio será não saber o que vai acontecer. Ninguém correu essa prova e ninguém sabe o que esperar”, diz.

Além disso, os pilotos vão encarar quatro dias de disputas, percorrendo mais de 100 km por dia em trechos cheios de obstáculos. “É uma corrida de quatro dias, com centenas de quilômetros, e essa vai ser a coisa mais complicada. Começar a competir sem saber muito, sem saber o quão longe está o fim. Normalmente, a gente sabe o que esperar das nossas corridas e, desta vez, vamos correr às cegas”, explica Walker.

Gomez já teve a oportunidade de pilotar por aqui, quando participou dos X Games Foz do Iguaçu em 2013, mas agora vem para mostrar sua força no Hard Enduro e já avisa que “é muito importante não perder tempo em momento algum” para poder vencer. “Você pode correr durante 3 dias e, nos últimos quilômetros, perder todo o trabalho feito. É importante se manter focado do início ao fim”, completa.

Walker e Gomez terão que superar outros grandes nomes da modalidade nas trilhas de Belo Horizonte se quiserem vencer o Red Bull Minas Riders. O britânico Graham Jarvis, o sul-africano Wade Young e o austríaco Lars Enöckl também estão entre os favoritos a levar o título. Nada que estrague a confiança de Walker. “Antes eu pensava mais nos meus adversários, mas agora, quando eu corro, me sinto confiante, sinto que posso vencer. É só treinar”, afirma.

O Red Bull Minas Riders segue o conceito de Hard Enduro Rally. O trajeto da prova é marcado com fita e sinalização, com o percurso também disponibilizado no GPS. Como no Rally, o tempo conta do início ao final, mas o Minas Riders possui um percurso muito mais técnico e as motos geralmente têm menos peso e velocidade mais baixa.

O Red Bull Minas Riders abrirá a temporada 2016 do Hard Enduro Series, que conta com as provas mais renomadas do mundo na modalidade. Além da etapa brasileira, a competição possui outras etapas mundiais: Hare Scramble (Áustria), Romaniacs (Romênia), 111 Megawatt (Polônia), Sea to Sky (Turquia) e Roof of Africa (Lesoto).