A nova KTM 350 EXC-F 2020

A nova geração da KTM 350 EXC-F pega no sucesso da formula de juntar na mesma moto a agilidade de uma 250cc com a potencia de uma 450cc.

Isto é conseguido através do novo quadro que promove uma maior estabilidade e com umas suspensões e amortecedor WP EXPLOR evoluídos, com maior capacidade de absorver os impactos mais agressivos e com o motor de 349,7cc mais poderoso já construído pela marca.

Com o aumento de potencia e torque, assim como aumento da capacidade de condução e agilidade, combinado com melhorias no sistema de escape, sistema de refrigeração e com corpo da moto mais ergonómico, fazem da KTM 350 EXC-F de 2020 uma moto pronta para dominar a sua classe.

Características técnicas:

A nova geração da 350 EXC-F de 2020 foi alvo de grande desenvolvimento e aperfeiçoamentos. O grande objectivo foi tornar esta moto mais fácil de conduzir, no que resultou num grande desenvolvimento:

  • A nível de quadro que é mais rígido
  • A nível das suspensões apresenta WP XPLOR com maior capacidade de absorver os impactos mais violentos
  • O motor é mais eficiente e produz mais potencia
  • O sistema de refrigeração é mais eficiente
  • O sistema de escape que é completamente novo para se ajustar ao novo motor e à nova gestão eletronica
  • Caixa do filtro de ar redesenhada para promover maior capacidade de entrada de ar (apesar de ser nova, usa o mesmo filtro de ar que o modelo do ano passado)
  • Freios Brembo
  • Embreagem hidráulica
  • Aros Giam
  • Guidon NEKEN
  • Motor de arranque elétrico.
O novo corpo da moto reflete uma moto mais versátil, onde os plásticos foram redesenhados para diminuir ao peso, mas mantendo rigidez, principalmente nos plásticos que cobre o tubo de escape, que agora é simétrico ao do lado esquerdo.

Características do Quadro:
O grande objectivo da evolução deste modelo foi tornar esta moto mais fácil de conduzir. Para tal a KTM usa o quadro com a mesma geometria do ano anterior, que sempre agradou todos os pilotos, mas ajustou a rigidez em pontos-chave do quadro, permitindo uma condução mais divertida e estável. Juntamente com o motor versátil que a 350cc dispõem, a moto transmite muita confiança para transpor obstáculos, assim como ir para espaços abertos trancar o acelerador, onde se mostra ser muitíssimo estável.

A suspensão e amortecedor WP XPLOR é novo para o modelo de 2020 e foram desenvolvidos pela WP em conjunto com a KTM. A suspensão é de 48m de diâmetro. O amortecedor utiliza o sistema PDS da KTM, por forma a reduzir um pouco mais o peso.

Quem já experimentou este modelo, que se tratava de piloto com 75kgs e com uma capacidade técnica mediana declarou que apesar de não ter ajustado nem a suspensão nem o amortecedor, estes mostraram-se sempre muito positivos e transmitiram sempre muita segurança, especialmente nas zonas mais complicadas, com muitas rochas e pedras soltas, permitindo andar facilmente perto dos limites. A suspensão e o amortecedor complementam o trabalho realizado no quadro, transmitindo muito conforto e confiança ao piloto numa questão de minutos.

Características do Motor:
Um dos pontos fortes deste novo modelo 350 EXC-F para 2020 é o novo motor. Este apresenta uma cabeça do cilindro trabalhada, com uma arquitetura semelhante ao do ano anterior, mas 200grs mais leve. As 2 arvores de cames são novas e apresentam um design especifico para um motor de enduro. A cambota está localizada numa posição mais perto do centro de gravidade da moto, contribuindo para uma facilitada capacidade de condução. Este motor é compacto e leve, com uma grande capacidade de produzir potencia. Este 350cc dá o melhor dos dois mundos, consegue ser agressivo como um 250cc e apresentar um grande torque como um 450cc.

Uma das características mais apontadas por quem experimentou este modelo foi a capacidade de tração nos 2 mapas de potencia disponíveis, capazes de transformar completamente a moto. Estes mapas são novos para a moto de 2020, pois são adaptados ao novo escape, caixa de ar e à nova configuração do motor.

A KTM 350 EXC-F de 2020 é sem duvida uma mas motos mais versáteis e agradáveis no mercado. O motor oferece aos pilotos a possibilidade de ser conduzido agressivamente como se fosse uma 250cc, no entanto apresenta sempre um torque disponível e controlável e com a possibilidade de ser ajustado com os mapas de potencia disponíveis. Acompanhado com um excepcional quadro, suspensão, amortecedor e componentes de topo como é o caso dos travões brembo e embraiagem hidráulica, esta 350cc vai ser uma moto que vai agradar a muita gente.