ISDE, Dia1, Australianos começam com o pé direito!

A equipe RecoveR8 da Austrália começou o dia de abertura dos Seis Dias Internacionais de Enduro da FIM (ISDE) em Portimão, Portugal. Assumindo o controle dos procedimentos, os atuais campeões conquistaram a liderança na categoria Troféu Mundial da FIM, além de liderar a categoria Troféu Mundial Júnior da FIM.

O drama atingiu os favoritos da Grã-Bretanha no início da nonagésima quarta edição do FIM ISDE, com o recém-coroado campeão mundial da FIM EnduroGP Brad Freeman – Beta travando com um pulso direito quebrado no teste especial três.

Depois de muita expectativa, o FIM ISDE deste ano começou em Portimão. A chuva durante a noite diminuiu as condições para os competidores durante a primeira volta de duas, mas nas corridas fora quente e pesada, com os mais de quinhentos competidores de mais de seis países disputando posição.

Determinado a colocar a equipe do RecoveR8 Austrália na frente, Daniel Sanders – Husqvarna foi rápido e acertou o tempo mais rápido no teste especial de abertura. Mas com Ryan Sipes dos Estados Unidos – KTM e Josep Garcia da Espanha – KTM em disputa apertada e os dez melhores separados por apenas quinze segundos, era tudo para se jogar.

Continuando a se posicionar no final agudo dos resultados, Sanders levou seus companheiros de equipe da Austrália à vitória no primeiro dia em Portugal. No entanto, com os Estados Unidos terminando o dia apenas dezenove segundos atrás, sua liderança é relativamente esbelta neste estágio inicial da corrida.

“Eu queria começar forte”, disse Sanders. “Há muitos grandes nomes aqui este ano e eu queria me colocar lá imediatamente”.

“Honestamente, eu não esperava liderar muito, mas isso significa que estou em um bom lugar e procurarei melhorar isso, ajudando a aumentar nossa liderança no Troféu Mundial da FIM.”

Espelhando a ordem de chegada do FIM ISDE 2018, a Itália ficou em terceiro, embora já esteja mais de dois minutos atrás dos principais países. Apesar de perder um piloto no início, a Grã-Bretanha lutou muito no primeiro dia de corrida. Impedidos por começar na parte traseira da categoria e pela saída prematura de Freeman, eles ainda ficaram em quarto lugar. Com uma posição inicial aprimorada para o segundo dia, eles procurarão aproveitar isso.

O mesmo acontece com a Finlândia. Também prejudicada pelo início tardio, a equipe finlandesa terminou o dia quinze segundos atrás da Grã-Bretanha em quinto, enquanto a Espanha – impulsionada pelo desempenho de Garcia – completou os seis primeiros. Portugal, país anfitrião, ocupa o décimo lugar após o primeiro dia de competição.

Matthew PHILLIPS – KTM FIM ISDE 2019 Portimão

Na categoria Troféu Mundial Júnior da FIM, o RecoveR8 Team Australia teve um início impressionante em sua campanha FIM ISDE. Com dois de seus pilotos, Fraser Higlett – Husqvarna e Lyndon Snodgrass – KTM, entre os dez primeiros da classificação geral, eles mantêm uma vantagem saudável de um minuto e quatorze segundos sobre os Estados Unidos.

Também com forte desempenho, os Estados Unidos procurarão preencher essa lacuna com seus rivais no segundo dia. França – estimulada por Theo Espinasse – Sherco, que conquistou o tempo mais rápido no teste especial de três – ficou em terceiro. O início lento da semana faz com que a Itália, campeã atual, fique quatro segundos atrás da França em quarto. A Grã-Bretanha termina o dia um em quinto, enquanto a Espanha completa os seis primeiros.

O dia de abertura das corridas em Portimão viu com entusiasmo um grande abalo na competição do Troféu Mundial Feminino da FIM, com a Alemanha mantendo uma pequena vantagem sobre os Estados Unidos, enquanto o atual campeão, o RecoveR8 Team Australia, foi uma terceira surpresa.

Rapidamente em fazer sentir sua presença na corrida deste ano, a Alemanha mostrou que será uma força a ser reconhecida. As fortes corridas de Anne Borcher – Husqvarna e Maria Franke – KTM os colocam cinco segundos à frente dos rivais mais próximos dos Estados Unidos.

“Eu me diverti muito por aí e acho que isso foi mostrado nos resultados”, disse Brandy Richards – KTM dos Estados Unidos. “Houve alguns erros na primeira volta, mas consegui resolvê-los na segunda volta e fiquei mais forte. Os tempos são difíceis para a liderança da corrida, com apenas cinco segundos entre a Alemanha e nós. Espero que possamos chegar ao topo amanhã. ”

Joshua TOTH – KTM FIM ISDE 2019 Portimão

Na categoria Enduro 1, é Josep Garcia quem lidera a classificação no primeiro dia. Vencendo os quatro testes especiais finais, Garcia mantém uma vantagem de trinta e oito segundos sobre Ryan Sipes, que, por sua vez, possui uma vantagem de dezoito segundos sobre o Eero Remes da Finlândia – Yamaha em terceiro. Junior francês Espinasse impressiona com o quarto. O piloto montado na Sherco está dois segundos atrás de Remes e menos de um segundo acima de Luke Styke, do Recover8 Team Australia, em quinto.

O Taylor Robert – KTM dos Estados Unidos lidera cedo na classe Enduro 2. No entanto, com trinta e sete segundos separando os seis primeiros, a categoria é disputada de perto. Terminando o primeiro dia apenas seis segundos atrás de seu companheiro de equipe, Kailub Russell – a KTM procurará fechar essa lacuna amanhã. Consistentemente entre os seis primeiros, Higlett assina o primeiro dia de competição em terceiro, enquanto o italiano Davide Guarneri – Honda é o quarto. O piloto Junior dos Estados Unidos B