“40 anos de Enduro em Portugal”

Foi precisamente há 40 anos, pela mão do figueirense José Mendonça, após este ter estado presente numa prova na Suécia, que aconteceu o nascimento do Enduro competição em Portugal, naquela que seria a primeira prova de Enduro da Figueira da Foz.

Agendada nos dias 7, 8 e 9 de Outubro de 1979, a pioneira prova acabou por não acontecer, sendo cancelada no próprio dia, por não estarem reunidas todas as condições burocráticas, exigidas à organização.

No entanto, a semente ficou plantada e o Enduro em Portugal viria a crescer e evoluir, até aos dias de hoje.

Este ano, após o sucesso da XXXV edição do Enduro da Figueira da Foz, em Março passado (prova do campeonato nacional, com uma incrível assistência de 264 pilotos, nas diversas categorias), a organização figueirense, leva agora a cabo o XXXVI evento da modalidade: a sétima edição de Enduro Vintage.

O evento, não federativo, está marcado para o próximo dia 19 de Novembro, pelas 12h, e o centro de operações estará sediado no parque da feira de Maiorca.

A prova ocorrerá a titulo de “encontro”, num formato próximo do que se praticava “nos velhos tempos”.

Os pilotos, mais e/ou menos novos, terão de cumprir 2 voltas a um circuito de 34km’s, sem controlos horários, antes de passarem às especiais classificativas, onde terão pela frente 3 “cronómetros”: uma recta de aceleração, uma especial de enduro, cronometrada, e uma especial oval, ao melhor estilo de speedway, em grelhas de 4 elementos, lado-a-lado.

Cada piloto terá uma janela de 2 oportunidades em cada especial, para se testarem a si e às suas maquinas, mais e/ou menos gastas.

Existirão classes/categorias para todos, e para todo o tipo de motas de enduro e as classes, que formarão o parque fechado, são as seguintes:

> 5 Classes Vintage — Para motas, cujo ano de construção, seja anterior a 1990

– 1 – motos com 50cc

– 2 – motos com 80cc a 125cc, de série.

– 3 – motos com mais de 80cc, anteriores a 1981

– 4 – motos com mais de 80cc, anteriores a 1987

– 5 – motos com mais de 80cc, anteriores a 1989

> 3 classes Pós-vintage — Para motas, cujo ano de construção seja posterior a 1989 e anterior a 1996

– 6 – Motos de cilindrada inferior a 125cc, 2T

– 7 – Motos de cilindrada superior a 125cc, 2 T

– 8 – Motas 4T, de qualquer cilindrada.

> Troféu XR – para todas as motas do modelo Honda XR, independentemente da sua cilindrada e ano de construção (classe só se verificará, caso compareça um número mínimo de 5 participantes).

> 2 classes atuais – Para motas, cujo ano de construção seja posterior a 1995.

– 9 – motas de cilindrada inferior a 125cc 2T e 250cc 4T .

– 10 – motas de cilindrada superior a 125cc 2T e 250cc 4T

> 11 – Sub 14: Para participantes com idade até a 13 anos.

> 12 – Sub 16: Para participantes com idade de 14 e 15 anos.

> 13 – Senhoras

Qualquer mota inscrita, em qualquer uma das classes vintage, ou pós-vintage, deverá manter o motor, quadro e suspensões originais e/ou equivalentes, ao respectivo ano de construção (o elemento mais recente, definirá a idade da mota).

O secretariado da prova estará aberto a partir das 10h de dia 19, onde os pilotos deverão comparecer para levantar “dorsais” e comprovar a veracidade “da idade das suas motas”, aquando verificações técnicas e/ou documentais.

Em caso de dúvida, as motas serão consideradas como “atuais” e integradas em uma das classes, 9, ou 10.

Para aumentar a diversidade de motas no parque fechado e o espírito de nostalgia, a organização permite ao mesmo piloto, participar com mais que uma mota, em mais que uma categoria (por exemplo: O mesmo piloto, pode fazer as 2 voltas regulamentares numa mota, a especial de aceleração numa segunda mota, a especial de enduro numa terceira e até mesmo, fazer a speedway, numa quarta mota..).

As inscrições estão abertas no site da TTcronometragens, em http://provas.ttcronometragens.com, e têm um custo de 30 euros, por piloto.

No final do dia, será oferecido um jantar convívio a todos os participantes, que ocorrerá pelas 19.30h do dia 19 de Outubro, com lugar no salão da casa do povo de Maiorca.

O custo do jantar para acompanhantes dos inscritos,  será de 15 euros para adultos, 8 euros para crianças com menos de 12 anos, e gratuito para crianças com idade inferior a 6 anos.

No culminar da festa, a organização fará a entrega de prémios às diversas classes e ainda, dos troféus de charme, “José Mendonça” e “Armando Oliveira”.

Para mais esclarecimentos, os interessados poderão contactar a organização através do e-mail: vintage.enduroff@gmail.com , e/ou, através das redes sociais, procurando pelo “2FF-Enduro”.

Dia 19, a cidade berço do enduro nacional, volta a encher-se de história e adivinha-se um dia em grande, para todos os amantes da modalidade, de todas as idades.

Um dia de festa para toda a família.