2 tempos no Brasil e no resto do MUNDO!!!

Por Giuliano Barbosa #144

Nos EUA, as competições dedicadas ganham cada vez mais força.No MTA 2 Stroke Shootout em Sleepy Hollow, o evento contou com nada menos que 26 categorias especificas para motos 2 tempos – 26 categorias!!

E para animar um pouco mais a festa… de prêmio nada menos que uma Husqvarna TC250 zero Km.

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Na Europa, as 2t são um sucesso absoluto e são vistas por toda parte, e há categorias específicas por idade, ano da moto,etc. O europeu EXM125 é absolutamente incrível, molecada de 15/16 anos lotando os gates e dando show nas pistas. (aqui a regra é pular logo na 250F)

Este ano categoria EMX 300, criada ano passado exclusivamente para motos 300cc 2t dobrou de tamanho em número de pilotos inscritos.

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Na contramão, no Brasil, lamentavelmente, os exemplos são outros.

Na Copa São Paulo de Motocross até por volta de 2010 tínhamos a categoria 2 tempos com quantidade de motos suficientes para ter até classificatórias. Mas resolveram eliminar a categoria para incluir a categoria CRF 50cc…que passou a ter 3 ou 4 motinhas (lamentável).

No MX Park, até pouco tempo atrás se via muitas 2T quando havia as categorias 125 e 250, que corriam juntas e classificavam separado, mas sempre com bom número de pilotos. Eu fui lá uma vez só para participar dessa prova e curti muito. Mas “do nada” também resolveram unificar a categoria…o que espantou a maioria dos pilotos até que a categoria fosse eliminada por…falta de pilotos; o argumento é no mínimo curioso porque normalmente não sé usado contra outras categorias, como a feminina e infantil por exemplo, que normalmente contam com menos motos.

Felizmente há bons exemplos também.

O Mauro da SMS Cross, aceitou minha sugestão de incluir a categoria 2t nos seus campeonatos, obtendo um efeito muito positivo. Várias motos e pilotos que eu nunca tinha visto apareceram nas provas com participação expressiva de pilotos locais.

Numa etapa do velocross chegou a ter quase o mesmo numero de motos 2t e 4t. Nas etapas do motocross geralmente tem mais de 10 motos no gate.

Na etapa deAgudos-SP a categoria 2T teve mais motos que as categorias tradicionais MX-2 e intermediaria, e ainda teve piloto entre os 5 primeiros das categorias MX5/6, MX4 e MX-35 com motos 2T também.

Falando um pouco mais em resultados… vamos ao assunto do tópico seguinte!

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